BENEFÍCIOS DO AVOCADO

avocadoO avocado apresenta alta quantidade de ácido graxo oléico, o mesmo encontrado no azeite de oliva extravirgem. Este ácido graxo ajuda a combater a inflamação, aumenta a saciedade e reduz gordura corporal, ou seja, é um ótimo aliado no processo de emagrecimento!

O fitoesterol, uma substância capaz de inibir a absorção e síntese de colesterol também está presente nesta fruta, sendo assim, o consumo auxilia no combate a dislipidemia (colesterol total e LDL elevado; HDL baixo) e doenças cardiovasculares.

Os principais micronutrientes presentes na composição do avocado são o potássio, fósforo, magnésio e vitaminas antioxidantes como A,C e E. Estes micronutrientes são importantíssimos para quem pratica esporte, uma vez que são necessários para combater a fadiga muscular e melhorar o desempenho.

A fruta também é fonte de glutationa, um antioxidante poderoso que combate a ação dos agentes oxidantes nos músculos esqueléticos, facilitando o aumento de massa muscular.

Se consumida antes de dormir, a fruta também intensifica a ação do GH (hormônio do crescimento), que tem pico cerca de 2h depois que pegamos no sono, o que melhoraria ainda mais o efeito de hipertrofia muscular. Mas vale ressaltar que o indivíduo deve estar em dia com o sono e com o ciclo circadiano funcionando corretamente, caso contrário, não tem abacate, alimentação equilibrada ou exercício que ajude!

O avocado pode ser consumido em smoothies (não vale acrescentar açúcar! rs), saladas ou como acompanhamento de carnes grelhadas ou assadas. Consuma com moderação e aproveite os benefícios!

por Thaís Barca

Nutricionista e proprietária da CliNutri