CrossFit Games: A transição de Carson para Madison

O Reebok CrossFit Games é o maior evento da modalidade. Em 2007 começou quase que como uma brincadeira, com alguns atletas americanos e poucos canadenses. Aconteceu no rancho do diretor do evento Dave Castro no norte da Califórnia até se tornar uma referencia para todos os outros eventos que tentam copia-lo.

No inicio de agosto de 2017 tive a oportunidade de estar presente no evento pela segunda vez consecutiva. Em 2016 o “Games” se despediu de Carson, comemorando 10 anos de vida. Em 2017 estreou em Madison, no centro leste americano.

Pontos negativos: A mudança para a nova cidade se deu por motivos de espaço, no entanto em minha opinião o publico teve uma perda de espaço nas arquibancadas dos eventos fora do palco principal. Permita-me elaborar melhor esta observação. Em Carson, o campo de futebol era usado para as provas que exigiam uma área maior que a quadra de tênis, o publico não tinha acento reservado como na quadra, mas a arquibancada do campo de futebol comportava todos e com espaço de sobra, em Madison as arquibancadas montadas para as duas áreas externas foram muito sub projetadas, ou seja, o publico foi muito maior que a quantidade de acentos e espaço no chão até a grade. Não existiam acento reservado para assistir os atletas individuais, masters, adolescente e equipes. Ouvi um brasileiro dizendo à um amigo: “Nunca mais reclamo da arquibancada do KVRA Games!” – em tom de ironia. Realmente a organização do evento pecou neste ponto com o publico.

Em 2017 o Crossfit Games trouxe a Madison mais de 60 milhões de dólares, o evento ficou um pouco diferente, pois agora existem provas simultâneas. Quem assistiu ao vivo pela internet pode perceber que as provas que os brasileiros participaram aconteceram nos mesmos dias e horários dos atletas principais atletas. O evento que tinha a duração de 7 dias passou a ter 4 dias. Quem foi a Madison para assistir os brasileiros e os atletas principais, em algum momento, teve que escolher a quem assistir.

Pontos positivos: O clima desértico da Califórnia torrava até mesmo nós brasileiros acostumados ao sol e verão tropical, desta vez Madison ofereceu uma arena com acentos demarcados, confortáveis, ar condicionado e estádio coberto. Opções de alimentação, tanto dentro como fora do estádio, muitos banheiros, bebedores, acesso fácil e rápido aos acentos. Ao lado de fora do estádio, para os que não compraram o ingresso completo, foi montada uma área coberta chamada de “Beer Garden”, o jardim da cerveja, o caminho dos atletas para o estádio passava por dentro deste local, os atletas passavam acenando ao publico entusiasmando antes e após as provas, e foi montado um imenso telão para os presentes assistirem ao vivo o Games e também as gravações do “Update Show” com os apresentadores e atletas Dan Bailey e Brooke Ence que acontecia ali mesmo, pertinho dos telespectadores.

Designaram uma área de camping no Alliant Energy Center, local onde o evento aconteceu, para milhares de visitantes que preferiram vir de motorhome e barraca a ficar hospedado num dos muitos hotéis da cidade. Para este aventureiros chegar a arena do CrossFit Games bastava caminhar alguns minutos.

O controle de acesso teve uma inovação, uma pulseira eletrônica, controlava o fluxo de entrada e saída aos locais do evento.

A feira de expositores em área coberta também foi um destaque e melhoria. Até o ano passado os expositores menores, com exceção da Rogue e Reebok tinham que montar os stands no estacionamento do lado de fora do estádio em Carson, no entanto este ano todos puderam montar os seus stands num pavilhão coberto e climatizado com estrutura de banheiro, energia no local (sem fios atravessando o caminho do publico) e musica ambiente.

Madison recebeu a comunidade de braços abertos. A cidade nunca recebeu um evento com tantos fans e bastava sentar em uma mesa de qualquer restaurante que os atendentes já sabiam que você estava ali devido ao CrossFit Games. Empolgados já perguntavam de que parte do mundo você visitava e queriam saber tudo sobre a modalidade. A cidade também é muito tranquila e bem organizada, com um transito que flui muito bem, diferente de Los Angeles, e clima pacato de cidade do interior.

As opções de alimentação, como food trucks e barraquinhas de co

mida e bebidas estavam muito mais variadas. Opções paleo, veganas e normais não faltaram no evento.

Madison já esta confirmada como sede do Games até 2019, e pelo que demonstrou acredito que seja uma excelente opção para os próximos anos.

Mex Abrusio