Duelo entre as dietas Paleo e Zone

dietEstas são duas dietas muito bem conhecidos na comunidade CrossFit. Embora tenham semelhanças, as suas regras e proporções variam. Os hábitos alimentares de um atleta de CrossFit pode variar de zone, paleo, a qualquer outra dieta de restrição. Abaixo está uma análise rápida de cada dieta.

Paleo
Voltando a idade dos “homens das cavernas”, a Paleo incide principalmente sobre o que você come. A dieta consiste em proteínas magras, frutas, vegetais e gorduras saudáveis. Exclui todos os grãos, laticínios e açúcares refinados. Na dieta paleo você deve descartar todos os alimentos processados ou alterados. Ao contrário da dieta zone, não há limite de ingestão calórica ou tamanhos de porções, ao contrário,  ela apenas sugere limitar a ingestão de frutas para evitar picos de insulina e ingestão de oleaginosas devido a alto teor de gordura.

Zone
A dieta zone tem seu foco em quanto você come e como controlar seus hormônios. Encontrar o equilíbrio correto de gorduras, carboidratos e proteínas pode ajudá-lo a controlar os três principais hormônios em sua dieta: insulina, glucagon, e eicosanoides. Estes hormônios regulam o armazenamento de gordura, os níveis de açúcar no sangue e inflamação. A quantidade de alimento nesta dieta é relativo ao seu gênero e tipo corporal. Cada refeição é regulada por “blocos”, e consiste em proporções de 40% de carboidratos, 30% de proteína e 30% de gordura.

 

É importante escolher uma dieta que se adapte ao seu estilo de vida. Alguns acham que a dieta paleo é mais fácil devido ao seu menu restrito, mas a liberdade em proporções. Outros preferem a dieta zone porque é fácil de preparar e manter uma vez que você aprende o método bloco. Não há uma dieta que irá corresponder a cada tipo de corpo; é por isso que é importante consultar um profissional que conheça o CrossFit entenda suas necessidades individuais.

Fonte: Blog Wodshop
Texto: Vanessa Guerrero
Tradução: Mex Abrusio

Deixe uma resposta