Kombucha – os milagres do chá fermentado

kombucha

Kombucha é uma bebida feita a partir da fermentação de algum chá rico em cafeína,geralmente o chá preto ou chá verde, pela adição de um biofilme rico em leveduras e bacterias acéticas entre outras em simbiose(colônia de Kombucha). Para a fermentação prepara-se o chá, normalmente chá preto ou verde mas pode ser qualquer chá desde que seja bem doce e que este chá não seja antibiótico natural. Depois de pronto e já resfriado é colocada a colônia de Kombucha e tudo isto é deixado em repouso para o processo de fermentação da bebida.

Após alguns dias quando quase todo o açúcar foi fermentado, e a bebida está com sabor ácido mas ainda levemente doce está pronta a ser consumida.

Os benefícios do kombuchá para o organismo humano são inúmeros bem como inúmeros são os relatos de pessoas que se curaram de doenças diversas pela ingestão regular de kombucha.

Uma coisa é certa: o kombucha com certeza reequilibra a flora intestinal e consequentemente aumenta o nível de imunidade das pessoas que fazem uso dele, tornando o organismo mais equilibrado e resistente à doenças.

O nome kombuchá vem de uma crença ocidental de que a colônia ou biofilme era na verdade uma alga marinha chamada kombu, e pelo fato de na Índia os chás provindos da Camellia sinensis serem chamados de cha ou chai. Descobriram depois que a colônia não era a tal alga, mas o nome já tinha pegado.

É uma bebida probiótica rica em ácidos, vitaminas e açúcares simples. Ajuda a regenerar a flora intestinal.

Deixe uma resposta