O CrossFit Games

O CrossFit é um programa de treinamento de atividades físicas criado a pouco mais de uma década nos Estados Unidos. (Saiba mais sobre o CrossFit na matéria anterior). Durante sua primeira década de existência tomou forma e atraiu praticantes do mundo todo, até o momento em que começou a se tornar um esporte.

A sua filosofia agrega a competição diária entre os praticantes do mesmo ginásio, que na linguagem do crossfit chamamos de “box”. Naturalmente os melhores atletas e praticantes se destacam do resto e procuram desafios maiores. Foi com este cenário que em 2007 o criador do CrossFit, o treinador Greg Glassman idealizou o CrossFit Games junto com seu aluno e funcionário Dave Castro.

A principio os dois queriam testar o quão condicionados fisicamente seus melhores atletas eram se comparados com outros atletas de outras modalidades. A ideia original era organizar uma competição onde praticantes de crossfit, futebol americano, atletismo, levantadores de peso, ginastas e outros mais  pudessem participar de um mesmo campeonato com modalidades em todas as áreas para que nenhum em especifico tivesse vantagem.

Seria uma espécie de UFC do treinamento físico. Porem isto não aconteceu. Talvez pela divulgação errada ou outro motivo que não sabemos ao certo, apenas os atletas do crossfit participaram desta primeira competição que foi chamada de CrossFit Games, e antes de sair do papel foi chamada de “Woodstock of Fitness”. O evento aconteceu no rancho dos pais de Dave Castro no verão de 2007. Foi tudo filmado e é possível encontrar vídeos no youtube, o chão de terra, atletas e espectadores juntos durante os wods, um evento bem amador se comparado com o que é televisionado hoje pela ESPN.

 

Um pouco antes do CrossFit Games

Greg criou a empresa CrossFit Inc. no ano 2000 para treinar e certificar os treinadores, chamados de “coaches”, com a metodologia do crossfit. Durante sete anos ele e sua equipe se dedicaram na expansão dos boxes pelo mundo todo.

Em 2007 notaram a necessidade de organizar um evento para que todos os atletas e praticantes pudessem participar de desafio maior que a rotina de cada um, e ao mesmo tempo testar o condicionamento físico destes melhores atletas contra outros métodos de treino.

A grande maioria dos boxes ainda se concentravam na América do Norte,  e portanto o evento teve a presença de apenas americanos e alguns poucos canadenses.

 

O Evento

O evento aconteceu em um rancho, pois tinham bastante espaço para montar a estrutura da competição e o local não precisou ser locado. A divulgação então começou a ser feita e pouco mais de 70 inscritos, entre homens e mulheres, se preparavam para se enfrentar no final de semana escolhido para o evento, dia 30 de junho e um de julho no condado de Aromas, Califórnia.

Greg convidou alguns atletas que não praticavam crossfit, porem nenhum deles compareceu ao evento.

O evento teve apenas três provas, que chamamos de “WOD”, sendo a primeira no sábado de manhã, a segunda no sábado à tarde e a terceira e ultima no domingo.

Existiam apenas três categorias: masculino, feminino e times. Ainda não existiam categorias por idade naquela época. Isto foi introduzido mais tarde, apenas em 2010.

No sábado as provas foram muito bem organizadas e a noite todos se juntaram em uma fogueira para comer um churrasco e beber cervejas. Os 70 atletas e os expectadores não somavam mais do que 200 pessoas.

 

O Sucesso

Logo após o primeiro CrossFit Games em 2007, Greg começou a planejar o próximo evento, o CrossFit Games 2008, porem não teve muito retorno da comunidade e até pensou em não fazer o evento. Mas quando anunciou que seria cancelado, muitas pessoas pediram para que não cancelasse pois queriam participar. De 2007 a 2009 o evento foi organizado no rancho dos Castros, atingindo em 2009 mais de 4.000 expectadores. Naturalmente o numero de espectadores cresceu muito e em 2010 o evento foi transferido para um estádio em Los Angeles, Califórnia. Neste ano também já eram feitas as seletivas para selecionar quais atletas poderiam participar do evento. Seletivas eram feitas por regiões, chamadas de seccionais e os vencedores se classificavam para o Games.

Em 2011 a Reebok entrou como patrocinadora oficial da competição e a premiação total do evento aumentou para um milhão de dólares, sendo 250.000 para cada vencedor da sua categoria. O numero de participantes já era tão grande que Greg e Castro criaram o CrossFit Games Open, uma competição online em que por seis ou cinco semanas cada wod era anunciado pela internet e os atletas deveriam filmar e ter seus resultados julgados por um coach certificado para então enviar estes resultados para o site do evento.

A cada ano, o numero de participantes e espectadores praticamente dobra. O numero de atletas é sempre 43 homens, 43 mulheres e 43 times para cada categoria.

 

Categorias e Regiões

Falando em categorias, hoje existem muitas categorias, definidas por times ou individuais que dentro desta se dividem por idade e sexo.

Este ano o Open já terminou, foram quase meio milhão de participantes do mundo todo.

Os competidores são separados por regiões. Por exemplo, o Brasil entra na região chamada Latin America, onde abrange todos os países do continente americano exceto Estados Unidos e Canadá.

Os 10 melhores colocados no Open da região Latin America irão competir nas regionais contra outros 20 americanos de duas outras regiões. Este evento será em Dallas no Texas durante o final de semana entre 15 a 17 de maio.

No total serão oito competições regionais este ano, e os 43 melhores colocados de cada categoria irão competir nas finais do Reebok Crossfit Games em Carson, Califórnia entre os dias 21 a 26 de julho.

Os brasileiros melhores colocado no Open foram: Tarcio Santos Ferreira, 29 anos. Antonelli Nicole, 29 anos e o time SP BSB Hulks, formado por atletas de São Paulo e Brasília.