Entrevista com coach Carl Paoli

Carl Paoli
Photo credits to John Segesta

Carl Paoli é o filho de um casal sueco que nasceu nos Estados Unidos e cresceu na Espanha, onde cursou desde o ensino fundamental até a faculdade antes de voltar para os Estados Unidos. Dos 10 aos 20 anos de idade praticou ginástica olímpica no Clube de Ginastica Alicante e ainda antes disso teve aulas de ginástica olímpica no ensino fundamental em um programa extra curricular que a escola oferecia após as aulas. Ele treinava com esperança de competir no mais alto nível, mas devido a lesões e as circunstâncias da vida acabou se aposentando quando ainda tinha 19 anos e cursar uma faculdade.

Estudou Ciências Ambientais na Universidade Miguel Hernández e em 2005 já estava formado. Durante a faculdade praticou snowboard e wakeboard. Foram os dois esportes que encontrou para preencher o vazio da ginástica olímpica, e devido as habilidades físicas que já possuía aprendeu muito rápido estes dois novos esportes.

Depois de muitas viagens para Cingapura decidiu cursar Biologia Marinha, e se mudou para São Francisco na California, Estados Unidos. Lá trabalhou em um hospital aquático de mamíferos marinhos, mas ao mesmo tempo iniciou a ensinar ginástica olímpica. Foi então que o trabalho de coach (treinador) de ginástica olímpica começou a tomar todo o seu tempo e atenção, forçando-o a para com o outro trabalho no hospital marinho.

Através da ginástica começou a trabalhar em outras especialidades como trampolim e movimentos aéreos para atletas de esportes de ação que queriam aprender novos truques com snowboard e esqui.

Ao mesmo tempo começou a buscar uma formação pessoal para aprender mais sobre força e condicionamento. Na area de fitness, descobriu o kettlebell, powerlifting e levantamento de peso olímpico. Estas especialidades eram fáceis de encontrar, com exceção de alguns local, entre eles o box CrossFit São Francisco.

Em 2008 se tornou aluno da CrossFit San Francisco onde conheceu se ficou amigo do proprietário Dr. Kelly Starrett. Ambos tinham muitos interesses em comum e a amizade ficou cada dia mais forte, os dois gostavam de conversar sobre treinamento e as diferentes formas de melhorar o desempenho humano.

Foi em 2010 que percebeu que a comunidade CrossFit estava precisando de mais informações sobre ginástica. E sabendo que a CrossFit oferece um seminário de ginástica fez o seminário de especialização, para sua surpresa notou que a ginástica que era ensinada neste curso de especialidade tinha um foco no desenvolvimento de habilidades de ginástica artística e não nos movimentos de ginástica do CrossFit. Então inspirado pelo projeto Mobility WOD do Dr. Kelly Starrett criou e lançou o seu próprio projeto chamado Gymnastics WOD no dia 28 de novembro de 2010.

Desde então, vem fornecendo à comunidade CrossFit um conteúdo gratuito para ajudar a reforçar a importância de todos os estilos tradicionais de movimentos que formam o CrossFit e traduzir para a fundação do movimento e a aplicação dessa base para o verdadeiro propósito do treinamento. Não importa se é CrossFit, dança, musculação ou um esporte específico. Trata-se de aprender a se mover, para que possa se mover para aprender novas coisas.

– Mesmo tendo a sorte de poder viajar pelo mundo, eu amo ficar em San Francisco com minha noiva Tonya. E eu ainda dou aulas no box San Francisco CrossFit sempre que estou na cidade e não trabalhando em escrever, filmar e desenvolver ainda mais a minha prática.

Carl Paoli deu uma entrevista exclusiva para o blog AMRAP Brasil, confira:

Você treina a Annie Thorisdottier certo? Como ela esta? Você acha que ela pode vencer o CF Games pela terceira vez em Julho?

CP: Eu presto assistência ao treinador dela, o coach Jami Tikannen. Tenho feito isto desde 2011. Ela se recuperou de uma lesão nas costas com a ajuda de ótimos fisioterapeutas, e um programa muito preciso elaborado pelo coach Jami, ela se tornou uma atleta mais forte e mais inteligente do que antes, e eu ajudei em alguns aspectos deste programa, como ginástica e preparação mental para treinar e competir. Se ela conseguir se manter calma e confiar em todo o trabalho dura que ela passou e esta passando e competir contra ela mesmo e não contra as outras atletas do CF Games a vitória não será um problema para ela.

O que você faz para viver?

CP: Meu trabalho principal no momento é ensinar uma classe de movimentos chamada “Freestyle Connection”. Recentemente eu terminei de escrever um livro chamado “Freestyle” e continuo a escrever e produzir novos materiais para o meu canal Gymnastics WOD (www.gymnasticswod.com) e outros canais.

Fale um pouco mais sobre as suas empresas Naka Athletics e Gymnastics Wod,

CP: A Naka Athletics foi a empresa que eu fundei em 2007, dedicada ao treinamento pessoal com foco em esportes de ação. Eventualmente se tornou a empresa que gerou a minha outra empresa Gymnastics Wod que é dedicada ao atleta de CrossFit mas com o objetivo de trazer o atleta de CrossFit mais proximo de outras modalidades e esportes através de treinos de força, movimentos e condicionamento. A Naka é a empresa que uso para dar aulas de personal, dar palestras, escrever e os relacionamentos com os meus patrocinadores Reebok e Nutriforce Sports.

Você participou do programa de televisão chamado “Ninja Warriors”, como foi esta experiência?

CP: Participar do “Ninja Warrior” foi divertido, mesmo que minha participação tenha sido terrível, eu escorreguei logo no primeiro obstáculo e o sonho acabou. Eu já pensei várias vezes em tentar novamente, mas este dia ainda não chegou.

Conte sobre o seu livro. Já foi lançado?

CP: O meu livro “Freestyle – Maximize Life and Sports Performance with Four Basic Movements” é um livro dedicado para qualquer um aprender a como se tornar um mestre nos movimentos básicos. Neste livro eu divido em três partes:

Parte Um: Uma linguagem para observar, descrever progredir nos movimentos.

Parte Dois: Eu ensino quatro movimentos básicos: Pistol, hand stands push up, muscle up e burpee. A intenção não é aprender estes movimentos, mas entender os princípios do movimento subjacente a estes quatro movimentos e como eles podem ser transferidos para todos os aspectos do desempenho humano. O pistol para a mecânica de agachamento ou partes inferior do corpo, hspu para a mecânica da parte superior do corpo, muscle up para uma combinação de parte superior do corpo, e o burpee para a capacidade de aplicar o movimento ensinado nos três movimentos anteriores. Eu gosto de dizer que o burpee contém o sentido da vida, mas isso é algo que você só vai saber quando ler o livro.

Parte Três: A aplicação da linguagem de movimento e os padrões de movimentos aprendidos na parte dois. Apresento movimentos de assistência, tais como paradas de mão, hspu, prancha e até mesmo alguns saltos acrobáticos. Eu também mostro como implementar estes movimentos na programação para não apenas melhorar a circulação, mas a capacidade de trabalho em geral e fitness. E, finalmente, eu tenho um capitulo sobre estilos de vida onde apresenta pessoas e esportes que inspiraram os meus métodos de ensino e filosofia.

Eu acredito que este livro vai ajudar as pessoas que se preocupam com a educação física obter uma melhor compreensão de como o corpo funciona e como elas podem melhorar a sua prática com simples mudanças.

Você tem planos de traduzir o livro para outros idiomas?

CP: Eu quero traduzi-lo para o espanhol, e para qualquer outra lingua se houver uma demanda.

Qual é a sua opinião sobre a a NPFL ?

CP: Mesmo que seja projeto muito difícil politicamente, eu acho que a NPFL é uma ótima idéia. Acho que vai dar oportunidade para muitos atletas do CrossFit de competir em alto nível e ser capaz de se dar ao luxo de dedicar todo o seu tempo e atenção como um profissional. Eu não sei exatamente como será a experiência do espectador e como ela será recebida.

Dito isto, eu não acho que a CrossFit Inc. irá apenas sentar com os braços cruzados e ver isso acontecer. Eles vão competir e espero que a união de todos estes atletas, técnicos e inovadores que amam esta forma de competição de fitness seja capaz de melhorar mais do que nunca.

Você já visitou o Brasil? Tem planos de vir para dar alguma palestra ou seminário aqui?

CP: Eu ainda não tive a oportunidade de viajar para o Brasil, e espero conseguir ir em 2015 se minha agenda permitir.

Que concelho você daria para alguém que começou a praticar CrossFit?

CP: Ouça o seu corpo. Se ele se sente bem, é bom. Se ele se sente mal, é ruim. Procure bons treinadores. Cerque-se de gente boa. Aproveite o passeio e não se apresse para a obtenção de resultados. Isto não é uma corrida, é um estilo de vida.

Que concelho você daria para atletas que já treinam a mais de um ano e querem competir em alto nível?

CP: Se você vai fazer, faça até o fim. Você deve estar disposto a sacrificar e mudar sua vida para caber seu esporte. Entre em um programa. Eu, é claro, recomendo “The Training Plan”. Ele é criado e desenvolvido por meu colega e amigo Jami Tikannen e está provando dar grandes resultados e consistência na competição. Para mais informações visite www.thetraininingplan.co

Você também pode treinar com o coach CJ Martin da CrossFit Invicitus. Ele é um técnico fenomenal e eu tive o prazer de trabalhar com ele em seus camps para atletas. Para mais informações visite www.crossfitinvictus.com

Deixo também os meus dois sites:

www.gymnasticswod.com

www.nakaathletics.com